Ir para conteúdo

Gestão de Resíduos em Situação de Pandemia

19/03/2020
Gestão de Resíduos em Situação de Pandemia
Gestão de Resíduos em Situação de Pandemia

Com a evolução da pandemia de infeção por COVID-19, a Inframoura está a seguir rigorosamente as diretrizes da Direção Geral da Saúde, da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos e do Governo com a finalidade de garantir a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e prevenir a disseminação da doença, compatibilizando-a com a necessidade de uma gestão eficaz e eficiente dos resíduos.


Assim, face à situação atual, a Inframoura tomou as seguintes medidas:

1. O serviço de recolha de objetos usados de grandes dimensões (“Monos”) ao domicílio será suspenso;

2. Na situação de se estar perante caso(s) suspeito(s) ou confirmado(s) de infeção por COVID-19 em tratamento no domicílio, todos os resíduos produzidos pelo(s) doente(s) e por quem lhe(s) prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um 2º saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados;

3. A recolha de resíduos indiferenciados será efetuada, sempre que possível, com frequência diária, tendo em consideração, entre outros fatores, a possibilidade de existir uma taxa de absentismo elevada dos trabalhadores;

4. Apelamos aos nossos clientes para não colocarem resíduos fora dos contentores, incluindo monos, pois as equipas ao serviço irão promover a limpeza e higienização dos contentores.

A Inframoura está a acompanhar em permanência as orientações emitidas pelas Autoridades de Saúde e a evolução da situação de pandemia, podendo por isso atualizar e alterar as regras constantes neste comunicado.